GRIPE H1N1, INFLUENZA A, GRIPE SUÍNA


GRIPE H1N1, INFLUENZA A, GRIPE SUÍNA

Comumente conhecida como “gripe suína” ou “gripe A”, a gripe H1N1 é uma doença infecciosa respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus influenza do tipo A (H1N1). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 200 países registram casos confirmados laboratorialmente de H1N1 desde o surto de 2009. A principal complicação são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

INFLUENZA A (H1N1)
Diagnóstico Laboratorial: A gripe por influenza A H1N1 pode ser frequentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico confirmatório deve ser feito mediante exame laboratorial específico. A biologia molecular é a metodologia considerada padrão ouro pela Organização Mundial da Saúde, identificando com exatidão o padrão genético mutacional H1N1. O protocolo deste teste foi descrito pelo FDA (Food and Drug Administration – USA) no início da pandemia da gripe e é utilizado pelos centros de referência nacionais para o diagnóstico e controle epidemiológico, fazendo parte do protocolo de diagnóstico para H1N1 do Ministério da Saúde.
O  LABORATÓRIO SANTO ANTÔNIO disponibiliza o teste de detecção do Vírus Influenza A, Influenza B e o Teste para cepa específica do tipo A / H1N1, a fim de proporcionar um diagnóstico seguro.

CÓDIGO: H1NAB / NOME DO EXAME: DETECÇÃO DE H1N1
Material: secreção nasal
Veja as principais diferenças entre a Gripe Comum e a H1N1:

SINTOMAS GRIPE COMUM GRIPE SUÍNA
Tosse  Menos Intensa  Seca e Contínua
Dificuldade de Respirar  Pouco Frequente Intensa
Febre  Não Chega A 38ºc  Início Súbito a 39ºc
Dores Musculares  Moderada Intensa
Dor De Garganta  Acentuada Leve
Dor De Cabeça  Pouca  Intensa
Calafrios  Esporádicos Frequentes
Cansaço  Moderado Extremo
Muco  Forte e com congestão nasal Pouco comum
Ardor nos Olhos  Leve Intenso



Consulte também outros MATERIAIS DE COMUNICAÇÃO
relacionados a esse tema: • Vírus Respiratórios1.

CDC. Outbreak of swine-origin influenza A (H1N1) virus infection - Mexico, March-April 2009. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2009 May 8;58(17):467-70.    |     2. Neumann G; Noda T; Kawaoka Y.Emergence and pandemic potential of swine-origin H1N1 influenza virus. Nature. 2009 Jun 18;459(7249):931-9.    |     3. Ministério da Saúde. Portal da Saúde: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534

Nossa Gestão da Qualidade é Certificada pelo Sistema Nacional de Acreditação DICQ (No 223/05/14).  Nosso Controle de Qualidade obteve o Padrão Ouro, conquistado após 10 anos de desempenho com Nível de Excelência nos principais Programas Nacionais de Controle Laboratorial.