CURSO DE SEGURANÇA DE ALIMENTOS


Durante os dias 11 e 12 de Maio de 2016 o Laboratório Ambientale em parceria com a empresa Lifequaly, realizou mais uma etapa de treinamento envolvendo conceituadas empresas da região e os colaboradores do laboratório.

O treinamento em Segurança de Alimentos – APPCC/HACCP de Acordo com o Esquema FSSC 22000 foi ministrado pela diretora da empresa Lifequaly, Dra. Samira Luana de Paula, Engenheira Química, doutora na área de desenvolvimento de processos, seguindo a linha de Síntese e Otimização de Processos com mais de 10 anos de Experiência no assunto.

O trabalho capacitou os participantes para a elaboração prática de um Plano APPCC de acordo com as exigências da ISO 22000 que tem como objetivo demonstrar a habilidade da organização em controlar os riscos e perigos na segurança de alimentos e procurar constantemente produtos finais seguros, que atendam aos requisitos dos clientes e os regulamentares. Abrange toda a cadeia alimentícia, desde fornecedores de matéria-prima até o consumidor final.

Lúcio Pupo Farhat, diretor da Ambientale cita um relato do Presidente de Segurança de Alimentos do Walmart Corporativo, e ex-presidente da Associação Internacional para a Proteção de Alimentos – IAFP autor da obra livro Cultura de Segurança de Alimentos – Criando um Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos Baseado em Comportamento: “Atualmente a consciência sobre Segurança Alimentar esta em seu nível mais elevado. Ameaças novas e emergentes ao fornecimento de alimentação estão sendo detectadas, e os consumidores estão comendo cada vez mais refeições preparadas fora de casa.”

Ainda este ano, mais 2 importantes temas serão abordados em forma de treinamento conforme tabela abaixo.

DATA

TREINAMENTO

CARGA HORÁRIA

14 a 16/06/15

Metrologia e confiabilidade metrológica

20 h

26 a 28/10/15

Estimativa de incerteza de medição

20 h